7 de novembro de 2003

Aos burrocratas, o inferno a que têm direito!

Crítica pesada e justa da revista Primeira Leitura a estupidez do governo Lula, que exigiu que os idosos de mais de 90 anos de idade se arrastem até os postos do INSS para provar que existem! Sob o pretexto de combater as fraudes, comete-se um absurdo sem precedentes.

O ministro da Previdência Social [...] deve desculpas públicas ao país pela monstruosidade determinada por sua pasta contra aposentados e pensionistas com mais de 90 anos.

Por uma canetada de um burocrata qualquer de Brasília, os benefícios dessas pessoas foram sumariamente suspensos na última segunda-feira. O governo do PT parte da premissa de que a maioria das pessoas não chega a essa idade. Estabelece, por decreto, que todos morreram, e eles que se virem para provar que estão vivos.

O que se viu em rede nacional nesta quinta-feira, pelo Jornal Nacional, foram imagens que nenhum bonito cartaz de Duda Mendonça pode reparar: pessoas idosas tendo de literalmente se arrastar, amparados por parentes, para mostrar aos burocratas do INSS que estão vivos e que precisam daqueles benefícios minguados para continuar assim – embora o desejo oculto do governo, ao que tudo indica, seja que morram logo para deixar de onerar a Previdência.

É injustificável a determinação da Previdência, e talvez por isso Berzoini, sempre verborrágico na hora de defender a reforma da Previdência, tenha se escondido para não prestar declarações. Um vexame que, se o PT fosse, de fato, um partido voltado para o social, exigiria de pronto que as cabeças dos responsáveis fossem cortadas e que o ministro levasse um chamado público do presidente.

Mas Lula não está. Está em seu périplo pela África, em que foi tratado como o “porta-voz dos pobres do mundo” e onde tem feito diariamente o discurso da reparação social. Reparação social na África, quando os aposentados do Brasil são submetidos a tamanha humilhação.

[...]O que precisa ser feito é o contrário: o INSS, esse dinossauro cuja gestão é ineficiente e marcada por fraudes, é que tem de fiscalizar eventuais irregularidades e de verificar quando os beneficiados morrem. O contrário é de uma vilania inadmissível num regime democrático e minimamente civilizado. Eis a concepção petista de reparação social.


Não me importa se é FHC, Lula, o comprade Teixeirinha da Silva ou o escambau! Quem trata os idosos com tamanha arrogância e empáfia está a desmerecer os votos que nele depositaram milhões. O pior é que este absurdo pode voltar, pois não foi definitivamente revogado.

Nenhum comentário: