15 de janeiro de 2004

Baixou o Diogo Mainardi em mim!
O de sempre: O Rio diz que precisa dos turistas, então dá-lhe escola de samba e mulata rebolando! É um espetáculo grotesco, terceiro-mundista, clichê cultural. Não há ninguém, ninguém nesta terra nhambiquara que veja o quanto é idiota exibir esta subserviência "feliz", "espontânea". É repulsivo ver os estrangeiros dançando (estrebuchando?), ridícula e pateticamente felizes, ao som dos nossos tambores. É um arremedo de país este que recebe os turistas; primeiro eu te ficho, depois vem cá, meu gringo cheiroso, vamos nos esbaldar nesta terra onde tudo é permitido. E ainda reclamamos de eles nos imaginarem como um bando de índios metidos em ocas e fazendo filhos como ratos pervertidos. Tenha santa paciência! Mais uma vez dizemos ao mundo que nos resumimos a isto: uma escola de samba. Quando digo que há momentos (e não são raros) em que me envergonho genuinamente de ser brasileiro, alguém me diz que "não posso pensar assim".
Olha aqui, meu amigo pseudo-patriota: Posso sim! Posso e penso! País que recebe turista com bundas e flores não é lugar sério, não passa de rascunho primitivo de algo que almeja e rejeita ser. Somos o país do signo trocado - desejamos ser aquilo que rejeitamos e nos orgulhamos de nossos defeitos. Assim, uma medida justa como o controle da entrada dos norte-americanos no país se transforma numa "revanche" contra os ricos, contra os "porcos imperialistas". Assim, um imbecil de dedo médio em riste (sim, o sr. Dave, o piloto que criou um quiprocó desnecessário no aeroporto paulistano, merece o "elogio") se torna símbolo da arrogância ianque e da nossa suposta superioridade. Pára o circo que está tudo errado!
Fichando norte-americanos ou não, continuamos a ser o país de meia-pataca que sempre fomos e seremos. Com nossa ignorância, nossa corrupção, arrogância, jeitinho, atraso, miséria, elites, burrice endêmica, intelectuais, e o escambau. Sim, meus amigos, os maiores culpados por esta terra ser isto que ela é somos nós mesmos. E merecemos a auto-crítica sim, já que ela foi soterrada por este momento estúpido de troco contra os desmandos do novo Império.
Aos norte-americanos, nem bunda, nem cadeia, apenas o justo. E está na hora de cuidar da casa. Mas isto jamais acontecerá.

Nenhum comentário: