2 de outubro de 2003

Porrada no Sr. Marcelo Lopes!
Uia! Tomei uma lenhada lá no Anacrônicas.com. Riei, do Rio de janeiro, postou a seguinte mensagem: "Escute aqui senhor MARCELO LOPES, o filme Dinotopia é muito bom sim SENHOR e ao colocar aquele tua crítica ridícula referente ao filme vc simplesmente expos a sua mera opinião...."
Pombas, mesmo sabendo que o "senhor" foi ali usado com ironia, aviso logo que sou moleque demais para merecer tal honraria. Isto posto, vamos aos fatos.
Desde quando crítica deixou de ser opinião? A triste verdade é esta. Quando alguém critica alguma obra, na verdade expressa sempre sua opinião sobre ela. O nó da questão é em quê se baseia a tal opinião. Espera-se que um crítico use a sua bagagem cultural como alimento para tecer suas considerações e que o faça com maior consideração do que nós, pobres mortais, quando jogamos conversa fora com nossos amigos na mesa de um bar. Eis a única diferença entre uma opinião e uma crítica. A crítica deveria se basear no conhecimento, no domínio de determinado assunto e eu acredito que posso criar textos razoáveis a respeito de filmes porque já li e assisti um número igualmente razoável de livros e filmes. Por Deus, não me comparo a uma Pauline Kael nem em trinta anos, sequer esta é a minha intenção. E veja bem que há filmes que nem tento escrever a respeito, porque me falta bagagem, não tenho pudor algum de dizer isto.
Por outro lado, não devemos mesmo esperar que um crítico supere sempre seus preconceitos (pré + conceitos, lembre-se!) na hora de botar os dedos no teclado. Não faz muito tempo, muitos críticos avaliavam filmes de acordo com sua "temática social" - qualquer outra coisa era motivo de desprezo, em especial se o produto em questão era "comercial".
Sinto muito, mas o politicamente correto do tal Dinotopia me incomodou a ponto de estragar o filme, na minha opinião, ou como diz o dialeto internetês/inglês, IMHO. Será que daqui para frente terei que colocar na minha opinião, toda vez que for escrever alguma coisa? Ora, se não escrevo ficção, mas impressões pessoais sobre determinadas obras e acontecimentos, é claro que isto é uma opinião. E não há nada de errado nisso.
Se o leitor não concordou com o que eu acho, paciência. A partir do momento em que expus minhas linhas e nome na internet, estou dando mesmo a cara a tapa.
Ja ia me esquecendo... Dinotopia é chatinho sim. :-)

Nenhum comentário: